Como a escolha do local e da decoração pode ajudar na fotografia

Se você vai fazer uma festa, saiba que a escolha do local, do horário e da decoração podem ajudar na fotografia, seja ela feita por um profissional ou por fotógrafos amadores. Essas dicas servem para todo tipo de evento, do aniversário infantil ao casamento.

Dicas de locais que vão ajudar o fotógrafo profissional e os demais fotógrafos da sua festa:

Teto e paredes brancas: Escolha um local de preferência com teto branco (se for baixo melhor). Assim o fotógrafo poderá rebater a luz do flash no teto e nas paredes brancas, proporcionando uma luz mais suave. Essa luz rebatida fica mais bonita que a luz direta – quando alguém joga o flash diretamente no assunto.

Dica de horário/local:

A luz do dia é sempre melhor. Locais ao ar livre, com natureza, proporcionam ensaios fotográficos maravilhosos, assim como na cobertura de eventos. Portanto, se puder marcar o evento durante o dia, melhor.

Fazer uma festa em um local aberto, como uma chácara ou em um clube à beira-mar é um sonho. Sem dúvida, é um prato cheio para os fotógrafos e rende imagens maravilhosas. Mas se você mora em uma cidade como Curitiba, com tempo instável, deve ter um plano B em caso de chuva e tempo feio, ou seja, um local coberto para fazer a cerimônia.

Eventos durante o dia ficam melhor e os fotógrafos agradecem. Só não vale fazer evento ao ar livre debaixo de um sol do meio dia. Escolha horários no início da manhã (9h ou 10h por exemplo) e no final da tarde (16h) ou horários em que o sol e o calor não massacre os convidados.

Decoração:

Muitas vezes você decorações lindas em festas infantis, aniversários e casamentos, mas as fotos não ficam boas. Isso acontece quando, muitas vezes a decoração é muito volumosa, o aproveitamento do espaço é ruim e não sobra lugar para o assunto principal: as pessoas.

Há alguns anos eu vi uma bela decoração de festa infantil, com o tema “Joaninhas”, um dos temas favoritos pelas mães de meninas. Mas sofri para fotografar a hora do parabéns: mal dava para ver a mãe, a criança e o bolo, a decoração tampava quase tudo! 

Depois disso me deparei com decorações que também tampavam boa parte da cena, mas tive que me acostumar a fazer uma coisa: pedir licença para os donos do buffet e os para pais da criança e afastar os bonecos antes do parabéns. Isso acontece muito com dorações feitas sob a mesa.

Por isso, fica a dica: escolha locais com decorações feitas no chão. Elas não atrapalham a fotografia, pelo contrário, ajudam pois viram cenário para belos ensaios fotográficos.

Veja alguns exemplos de decorações no chão que ficam lindas e os fotógrafos agradecem:

Tema "Moranguinho" do Buffet Curitiboom, Curitiba/PR

Decoração com tema "Minnie" do Buffet Curitiboom em Curitiba/PRTema "Moranguinho" do Buffet Curitiboom

Esse post foi publicado em Dicas de fotografia para pais, Festas Infantis. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário